Uma pausa para um cafezinho! Uma conversa à toa para desbanalizar o dia a dia... Um espaço e um momento solto no ar, preso no olhar inutilmente essencial.

Chico Anysio - Homenagem do Artista Ney Oliveira



Ney oliveira, ou simplesmente NEO (como ele assina alguns trabalhos) é um jovem artista que vive em São Paulo. Tive o prazer de conhecê-lo na adolescência e, já nesta época (pouco mais de 10 anos), ele já mostrava de maneira sublime sua aptidão para as artes plástica. Alguns de seus mais recentes trabalhos podem ser encontrados pelo seu blog www.neoliveira.zip.net.
(*)

Não é das coisas mais comuns identificar o ator por detrás do humorista. É raro ouvir alguém comentar a qualidade de interpretação de uma cena de humor, atribuindo-a ao ator. Geralmente esse tipo de crítica positiva é mais direcionada ao ator que faz chorar do que ao que faz rir. Mas com Chico Anysio é diferente. Basta assistir qualquer uma das interpretações de suas inúmeras facetas, que logo se tem certeza de não estar diante de um personagem qualquer, criado pelo oportunismo vulgar que atualmente insiste-se em achar graça.

O Ney (outro que não deixa dúvida de se estar diante de um grande artista) homenageia Chico Anysio com esta magnífica caricatura do professor Raimundo. Ele conseguiu surpreendentemente capturar toda sutileza do personagem que conseguia ser engraçado mesmo preso àquela postura comedida, séria. O Chico como Professor interessava-se mais em passar a bola para os outros humoristas (os alunos) do que ser engraçado. Mas por ser uma qualidade intrínseca de sua personalidade, acabava por arrancar gargalhadas de qualquer um.

Aqui o Ney, dono de uma sensibilidade peculiar, dispõe de traços tão ternos quanto à lembrança que temos do personagem, detalhe que só é possível alcançar quem é munido da leveza necessária para recordar do prazer de uma gargalhada antiga.

Algo que particularmente sempre me chamou atenção nos rostos criados pelo Ney, é a sua capacidade de aprofundar os olhares de seus personagens. Não importa a técnica que use, é como uma feliz marca registrada.  E aqui não é diferente. Essa marca do Ney faz com que seja possível vermos um senhor de cabelos e bigodes brancos e postura conservadora, exibir um encantador e irresistível olhar infantil.

Quer comprovar o que digo? Acesse o blog do Ney, lá está exposto grande parte de seus lindos trabalhos, fruto de um talento raro e único.